O imperador Naruhito e a imperatriz Masako farão um desfile no domingo (10) em um sedã conversível ao longo de uma rota de 4,6Km saindo do Palácio Imperial até a residência deles no Palácio Akasaka para marcar a entronização.
O comboio partirá às 15h do Palácio Imperial. Originalmente, o evento havia sido marcado para 22 de outubro após uma cerimônia de entronização, equivalente a uma coroação, mas foi adiada após um tufão ter devastado vastas áreas do Japão no mês passado.
Na cerimônia, a Sokuriei Seiden no gi, o imperador proclamou sua ascensão ao Trono do Crisântemo perante 2 mil convidados, incluindo 420 dignitários de 190 países e organizações internacionais.
O desfile na época de seu pai, o ex-imperador Akihito, em novembro de 1990 após seu ritual de entronização atraiu 12 mil espectadores nas ruas, enquanto cerca de 190 mil pessoas observaram um desfile do então príncipe herdeiro Naruhito e da princesa Masako para celebrar o casamento dos dois em 1993.
O desfile passará pelo Departamento de Polícia Metropolitana e pelo portão principal da Dieta antes de chegar à Residência Imperial Akasaka. O desfile deve durar cerca de 30 minutos.
O príncipe herdeiro Fumihito – irmão mais novo do imperador – a princesa herdeira Kiko e o primeiro-ministro Shinzo Abe também se juntarão ao comboio.
A rota foi escolhida pela visibilidade e razões de segurança, com menos trechos que passam sob viadutos se comparados ao desfile do antigo imperador.
O imperador e a imperatriz desfilarão em um conversível da Toyota, que foi escolhido a partir de uma frota de carros de cinco montadoras, levando em consideração a segurança e desempenho ambiental dentre outras características, de acordo com a Agência da Casa Imperial.
O sedã conversível tem bancos e encostos brancos de couro projetados para que não obstruam a visão dos espectadores nas ruas durante o desfile.
O veículo preto exibindo o escudo do crisântemo imperial, incluindo gastos de remodelação, tem um custo estimado de 80 milhões de ienes, de acordo com a agência.
Um Rolls-Royce conversível foi usado durante o desfile após a cerimônia de ascensão do imperador Akihito, mas foi descartado após ser usado para o desfile que celebrou o casamento do atual imperador.
Após críticas de que o uso do Rolls-Royce conversível somente duas vezes foi “dinheiro jogado fora”, o governo está considerando usar o Toyota Century durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio no ano que vem.
O imperador Naruhito ascendeu ao trono em 1º de m aio após seu pai, Akihito, abdicar no dia anterior – o primeiro monarca do país a deixar o trono em cerca de dois séculos.
Fonte: Kyodo