
Homem idoso dirigindo carro (ilustrativa/banco de imagens PM)
O governo planeja subsidiar as compras de carros com funções extras de segurança para aqueles com idade igual ou superior a 65 anos como parte de medidas para reduzir acidentes de tráfego, disseram fontes.
Até ¥100 mil provavelmente serão fornecidos por veículo novo equipado com sistema de frenagem automática ou uma função para reduzir a aceleração quando o pedal do acelerador é pressionado por engano ao invés do freio, disseram as fontes na quarta-feira (20).
O valor do subsídio deve ser de ¥70 mil para veículos leves (keijidosha) e 100 mil ienes para carros maiores, disseram as fontes. Veículos de luxo não serão cobertos pelo subsídio.
Artigos relacionados
O governo incluirá o programa em um pacote de estímulo econômico que deve ser esboçado no fim de dezembro. Ele espera marcar fundos sob um orçamento suplementar para o ano fiscal de 2019, que termina em março de 2020, e em seu orçamento completo para o fiscal de 2020, disseram as fontes.
De acordo com o governo, o número de acidentes de tráfego fatais causados por motoristas com idade igual ou superior a 75 anos é maior do que aqueles cometidos por condutores mais jovens.
A proporção de motoristas com 75 anos ou mais vem aumentando ano após ano em linha com o envelhecimento populacional do país.
Fonte: Japan Times







