O considerado doutor da lavagem de roupas, Kensuke Kanzaki, ensina como usar corretamente o amaciante de roupas, para ter melhor proveito do produto.
As primeiras imagens da roupa com amaciante são de maciez e cheirosa. Mas não é só para isso que se usa o produto indispensável na lavagem das roupas.
Para que serve o amaciante
Segundo o doutor o amaciante tem 5 funções:
- Deixar as fibras do tecido mais macias
- Imprimir fragrância na roupa
- Efeito antiestático
- Ajuda acelerar a secagem das peças
- Desodorização (dependendo dos componentes)
Os componentes são basicamente surfactante, silicone e fragrância. São eles que produzem as funções citadas. Quando o tecido fica mais macio, a eficiência de difusão da umidade também aumenta, facilitando a produção de uma ação de secagem rápida. Por isso, na época das monções tem papel fundamental.
Três cuidados básicos
A maioria das pessoas cometem esses 3 erros, os quais devem ser evitados.
- Para dar um aroma mais acentuado ou quando quer que as roupas fiquem mais macias, dobra ou triplica a quantidade de amaciante para colocar na máquina
- Mistura com outro amaciante
- Por preguiça acaba colocando junto com o sabão em pó ou o líquido
Problemas que podem surgir
- Um dos problemas com excesso de amaciante é a toalha. Se acha que suas toalhas de rosto e banho não estão absorvendo bem a água pode ser por excesso do produto, pois o silicone envolve as fibras
- Como existe um limite para o efeito do amaciamento da roupa, esse não aumenta proporcionalmente ao aumento da quantidade apropriada. ao contrário, como seu componente para amaciar absorve facilmente a sujeira, podem surgir escurecimentos nas peças mesmo após a lavagem. Por isso, o excesso é prejudicial. Isso vale também para o sabão
- Misturar o amaciante ao sabão pode não remover as sujeiras direito
Outras 3 informações
Em geral os amaciantes podem ser usados para todos os tipos de fibras das roupas lavadas em casa. Se sentir que o cheiro ficou mais forte em alguma peça é porque provavelmente é feita de fibra sintética como o poliéster, por exemplo.
O efeito antiestático faz com que ajude o pólen não aderir às fibras, mas isso não significa que os elimina.
Dependendo do produto pode ser a pele do bebê tenha reação, da mesma forma que as pessoas com alergia ou problemas de pele. Por isso, procure por marcas que possam ser usadas caso tenha alguém da família com dermatite atópica ou outro problema.
→ Se ainda não leu sobre os sabões para roupas mais vendidos, toque aqui.
→ Veja as dicas simples para evitar choques no inverno.
Fonte: All About