Conforme a previsão do tempo para Hokkaido, teve nevasca na quinta-feira (28), ao ponto de dificultar a visibilidade nos cruzamentos das vias públicas em Sapporo e outras cidades, mesmo ao meio-dia.
A temperatura nesse horário em toda província foi negativa. Em Sapporo, o registro foi de -0,8ºC.
Uma rigorosa frente fria cobre boa parte do arquipélago, como se fosse inverno. Em Nagano, Yamanashi, Hokuriku e parte de Kanto, foi observada a primeira neve da estação.
Em Fujikawaguchiko e Fukeki (Yamanashi), a paisagem ficou toda branca no período da tarde, com temperatura que não quis subir.
Na cidade de Nagano (província homônima), ocorreu a primeira neve da temporada, 10 dias antes em relação ao ano anterior. Em Iiyama (Nagano), teve que ser feita obra de remoção da neve nas estradas. As mínimas registradas foram de 3,3 e 3,5ºC.
No norte da região Shinshu, o acúmulo pode ter chegado a 5cm, enquanto na área central, de 2cm.
Em Niigata e Nagano, os motoristas fizeram fila antes da abertura das lojas especializadas para comprar pneus apropriados ou correntes.
Em Minakami (Gunma), as montanhas ficaram brancas, mas foi motivo de comemoração para a estação de esqui, já que a abertura da temporada está marcada para 1.º de dezembro.
Em Kanto e Hokuriku, a temperatura continua baixa na sexta-feira. Casacos, luvas e cachecóis entram em cena.
Fontes: ANN, UTY e SBC TV