Muitos gostam de ir à igreja, templo ou santuário xintoísta na passagem do ano. Outros que podem ir à praia oferecem flores a Iemanjá. Mas outra parte prefere contemplar os primeiros raios do ano, com forte intenção de que seja tão brilhante quanto deseja para 2020.
Dependendo de onde mora o horário da alvorada muda um pouco. O Cabo Inubo, em Choshi (Chiba), é famoso por ser o primeiro, às 6h46. Depois vem Tóquio às 6h50, Sendai às 6h53, Nagoia às 7h00 e Naha às 7h17.
Mas o primeiro dia do ano será frio, por isso agasalhe-se bem com casaco quentinho, luvas, cachecol e botas para desfrutar desse espetáculo. Nessa hora o kairo ajuda muito.
Neve no norte pode impedir
Nas províncias do norte e banhadas pelo Mar do Japão a possibilidade é baixíssima. Esses locais – Hokkaido, norte e parte de Hokuriku – deverão estar sob neve. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com avalanches nas estações de esqui e dos blocos que podem cair dos telhados.
Sim! Primeiro amanhecer no lado do Pacífico
As pessoas residentes nas províncias do lado do Oceano Pacífico poderão assistir ao primeiro alvorecer. Pode ser que tenha locais com nuvens mas vale a pena escolher se deslocar para essa contemplação. Portanto, em geral, nas regiões onde há mais concentração de brasileiros será possível se energizar com a vibe dos primeiros raios solares.
Se gosta de registrar o momento em fotografia ou vídeo, lembre-se de levar luvas e se cuidar com os possíveis ventos fortes mesmo em locais bem ensolarados.
Exceto nas cidades de Okinawa, as demais províncias terão temperaturas bem baixas, conforme mostra a ilustração abaixo, com mínimas e máximas.
Boa contemplação!
Fonte: Tenki