Pessoas retornando para suas terras natais ou saindo de férias congestionaram estradas, aeroportos e estações de trem no Japão.
Empresas da Japan Railways disseram na manhã de sábado (28) que vagões não reservados de trens-bala partindo de Tóquio estavam com sua capacidade 100% preenchida. Já as companhias aéreas dizem que voos partindo de Tóquio ou Osaka estavam completamente reservados ao longo deste sábado.
Estradas estavam congestionadas e algumas áreas poderão ter engarrafamentos na noite de hoje.
Na estação de Tóquio da JR, famílias levando várias malas faziam filas e mais filas para o trem-bala.
O Aeroporto de Narita, na província de Chiba, estava muito movimentado com viajantes seguindo para destinos no exterior.
A previsão era de que mais de 62 mil pessoas partiriam de Narita neste sábado, o recorde para o período quando as partidas de fim de ano atingem o pico.
Oficiais de companhias aéreas estimam que as multidões estão sete vezes maiores do que no ano passado.
Voos de longa duração com destino aos EUA e Europa são populares, visto que neste ano as pessoas poderão desfrutar de um período de férias de 9 dias, deste sábado até o domingo da próxima semana.
Entretanto, voos com destino a Hong Kong terão 10% a menos de passageiros em meio aos protestos pró-democracia e ações policiais.
Oficiais também esperam uma queda de 20% no número de turistas partindo do Japão para a Coreia do Sul, refletindo as tensas relações entre os dois países.
No Aeroporto Internacional de Kansai, na província de Osaka, oficiais estimam que cerca de 42.300 pessoas viajem neste sábado, sendo que o destino mais popular é a China, seguida pelo sudeste asiático.
Fonte: NHK World