Às 5h46 de sexta-feira (17) centenas de pessoas – enlutadas e vítimas – uniram as mãos em oração no mesmo horário em que o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji destruiu Kobe (Hyogo) e arredores.
No parque de diversões oriental de Sannomiya, Kobe, onde o memorial é realizado, as luzes de velas em lanternas de bambu foram usadas para modelar Kizamu 1.17, traduzida como gravar 17 de janeiro.
Depois da oração, com memórias doloridas, as pessoas cantaram em coro a música Amazing Grace relembrando as vítimas e a reconstrução de suas vidas e da cidade.
Brasileiros entre os mais de 6 mil mortos
Com epicentro em Awaji (Hyogo) o tremor devastador de magnitude 6,9 e 7,3 na escala Richter durou 20 segundos. Era uma manhã fria quando milhares de residentes de Kobe foram surpreendidos com o forte abalo.
Foram tiradas 6.434 vidas, entre elas 7 brasileiros. Três pessoas continuam desaparecidas e 43.792 pessoas ficaram feridas.
O número de edificações destruídas foi de 250 mil e 390 mil parcialmente danificadas. Os danos econômicos foram de 9,6 trilhões de ienes.
Assista ao vídeo produzido pelo Asahi Shimbun, com fotos desse terremoto que destruiu Kobe.
Fontes: Kobe Shimbun e NHK