Um homem infectado com o novo coronavírus pagará uma multa de 300 mil novos dólares taiwaneses ($10 mil) por ocultar sua doença após viajar para Wuhan, o epicentro do surto, disseram autoridades de Taiwan no sábado (25).
O homem é uma das três pessoas desde sábado em Taiwan que haviam sido diagnosticadas com a infecção potencialmente mortal, a qual pode causar pneumonia.
O teste do homem para o vírus deu positivo na quarta-feira (22) em um hospital na cidade de Kaoshiung, sul de Taiwan, onde a multa foi anunciada, de acordo com a Agência de Notícias Central da nação.
A penalidade mostra que o governo da presidente Tsai Ing wen está disposto a intensificar as regras de quarentena contra a propagação do vírus, o qual infectou mais de 1.300 pessoas e causou a morte de mais de 40 na ilha principal da China.
O feriado de Ano Novo Lunar que está em curso é uma época particularmente perigosa para a infecção, visto que muitos taiwaneses empregados na ilha principal retornam para casa a fim de passar um tempo com seus familiares.
O homem não revelou que estava com sintomas de uma infecção no trato respiratório superior antes de entrar em Taiwan, em violação à lei de controle de infecções. Ele também disse que havia visitado uma casa noturna em Kaohsiung sem usar máscara cirúrgica.
Mais de 80 pessoas que tiveram contato com o viajante infectado foram identificadas e estão sendo monitoradas pelas autoridades da saúde. Um funcionário da casa noturna que relatou sintomas que incluíam tosse foi colocado em quarenta para exames.
Durante o surto de 2003 da SARS (síndrome respiratória severa aguda) mais de 70 pessoas morreram em Taiwan.
Fonte: Asia Nikkei