Por volta das 15h25 de quinta-feira (30) ocorreu uma avalanche no Hoshino Resorts Tomamu, situado no vilarejo de Shimukappu (Hokkaido), o que atingiu 8 esquiadores franceses.
Do grupo, de ambos os sexos, um conseguiu descer para pedir socorro no escritório da estação de esqui, a qual informou a polícia, para ajuda no resgate.
Um foi deixado para trás
Outros 6 conseguiram descer por conta própria mas um deles, de 38 anos, foi deixado para trás. Segundo um dos turistas “conseguimos retirá-lo da neve, escavando, mas parece estar com parada cardiorrespiratória, então o deixamos lá”.
A busca pelo esquiador foi retomada na primeira hora da manhã de sexta-feira (31). Os 7 integrantes do grupo, 2 mulheres e 5 homens, de 30 a 50 anos, não tiveram lesões.
Segundo a polícia o grupo esquiava fora da área permitida, embora tivesse placa em 2 idiomas avisando sobre o percurso.
O local fica a cerca de 500 metros a sudoeste do cume do Monte Tomamu, de 1.239 metros, na área de esqui. A avalanche foi de cerca de 50 metros de comprimento por 3 a 4 de largura.
O grupo saiu do hotel de Furano por volta das 8h30. Depois de curtir o esqui teria saído da pista.
Atualização às 17h30
Um dos turistas que foi atingido pela avalanche no resort em Hokkaido e que estava inconsciente teve a morte confirmada, informou a polícia na tarde de sexta-feira.
O homem foi identificado como Sylvain René Nicolas Lethier de 38 anos.
Todos do grupo eram da França e haviam chegado a Hokkaido em 25 de janeiro, de acordo com autoridades locais.
Fontes: Hokkaido Shimbun, NHK e Asahi