Segundo explicações da fonte das reportagens da CBC TV e Tokai TV a polícia entregou um idoso, na faixa dos 70 anos, para a Divisão de Bem-Estar de Ama, cidade de Tsushima (Aichi).
Isso teria sido no final da tarde 17 de janeiro, quando ele estava perdido em uma agência bancária e foi encontrado pela polícia, sem documentos. Já na divisão deveria ter sido encaminhado para o hospital ou abrigo, no entanto, o órgão de bem-estar alegou não ter encontrado um local que o recebesse.
Na madrugada do dia seguinte levaram o desconhecido para o Parque Nakamura, em Nagoia, onde foi deixado, sob temperatura de 6ºC e chuva, nessa ocasião. Dois dos funcionários públicos usaram o orelhão para chamar a ambulância, com nome fictício.
Os paramédicos levaram o idoso para o hospital, já com suspeita de derrame, onde continua internado. Segundo a família localizada o idoso estava bem até dias antes dessa ocorrência, por isso, não se sabe quando teve o derrame cerebral.
Os dois funcionários teriam comunicado o feito para o chefe da divisão, o qual os instruiu para dizerem aos policiais que perderam o homem de vista, para omitir o fato. Agora estão todos sendo investigados e, como funcionários públicos, deverão ser repreendidos.
Fontes: CBC TV, Mainichi, Tokai TV e FNN