Amostras de sangue (ilustrativa/PM)
Autoridades da saúde chinesas dizem que um medicamento antimalária é eficaz no tratamento de infectados com coronavírus e também relatam que plasma sanguíneo de pacientes que se recuperaram foi usado para tratar aqueles que estão gravemente doentes.
Publicidade
Oficiais disseram aos repórteres na segunda-feira (17) que medicamento antimalária foi administrado a mais de 100 pacientes em experimentos clínicos e como resultado suas condições de saúde melhoraram. Eles disseram que não há preocupações com o medicamento em relação à segurança.
As autoridades disseram que uma semana após um homem de 54 anos começar a tomar a medicação, o vírus desapareceu. Oficiais estariam planejando usá-lo em instituições médicas em todo o país.
Onze pacientes gravemente doentes, de acordo com autoridades, receberam plasma sanguíneo. Um deles teve alta do hospital após se recuperar. A condição do restante está melhorando.
Uso de plasma sanguíneo de pacientes que se recuperaram
De acordo com o governo chinês, plasma sanguíneo de pessoas que se recuperaram da infecção provocada pelo novo coronavírus ajudou pacientes a melhorarem.
O governo informou que uma fabricante de medicamentos estatal administrou produtos sanguíneos desenvolvidos a partir de tal plasma a mais de 10 pacientes gravemente doentes desde 8 de fevereiro.
Ele diz que a condição dos pacientes melhorou claramente em termos de inflamação, níveis de oxigenação sanguínea e contagem de vírus em seus corpos dentro de 12 a 24 horas após infusão de plasma.
Um especialista citado disse que na falta de uma vacina e medicamentos específicos, o uso de tal plasma é a maneira mais eficaz de tratar a infecção e pode reduzir de forma significativa a taxa de morte.
O especialista diz que a infusão de plasma sanguíneo de pacientes que se recuperaram também produziu melhoria dentre pacientes com SARS durante o surto em 2003.
A empresa e o centro de sangue de Wuhan estão pedindo às pessoas que se recuperaram do novo coronavírus que doem seus plasmas sanguíneos.
O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue e corresponde a 55% do volume total. Nele, proteínas, sais minerais, gás carbônico e outras substâncias estão dissolvidos em água.
Fonte: NHK