A fabricante de produtos químicos e têxteis Kurabo Industries disse na quinta-feira (12) que importará e venderá no Japão a partir da próxima semana kits de teste desenvolvidos por uma firma chinesa que podem detectar coronavírus em 15 minutos, tempo bem menor em relação ao método atual.
O kit, usando uma pequena amostra de sangue e reagente, deve reduzir o tempo e custos do teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) que agora é amplamente usado para detectar a doença que causa pneumonia, o qual leva várias horas antes dos resultados saírem, de acordo com a fabricante.
O kit, desenvolvido pela parceira de negócios da companhia na China e que será colocado à venda na segunda-feira (16), também é eficaz na detecção do vírus em pacientes nos estágios iniciais da doença, ao contrário dos atuais testes PCR, disse.
A Kurabo planeja vender os kits a instituições de pesquisa e testes. Um kit que é capaz de testar 10 amostras custará 25 mil ienes.
Com o número de pessoas examinadas para o vírus crescendo, a demanda por testes mais ágeis também está aumentando, levando instalações de pesquisa e companhias farmacêuticas a intensificarem os esforços para desenvolver novos métodos para diagnóstico.
Dentre outras, a fabricante de equipamentos de precisão Shimadzu disse que visa desenvolver um método de teste que pode detectar o novo coronavírus em 1 hora, com lançamento até o fim de março.
A província de Kanagawa e o instituto de pesquisa Riken financiado pelo governo também disseram recentemente que desenvolveram em conjunto um método de teste para determinar em 30 minutos se um indivíduo está infectado ou não.
Fonte: Mainichi