Desde domingo (15) entrou em vigor a nova medida do governo, de revenda das escassas e desejadas máscaras através das lojas online e aplicativos de flea market. Em meio à disseminação do novo coronavírus esse produto se tornou alvo de especulação.
A violação pode resultar em prisão de até 1 ano ou pagamento de fiança no valor de até 1 milhão de ienes, ou ambas.
Pela rápida pesquisa elas desapareceram do leilão online Yahoo! ou dos apps de flea market (traduzida livremente como feira ou mercado das pulgas) mais populares como Rakuma – da Rakuten – ou Mercari. As que estavam à venda são mostradas como sold out ou já vendidas.
Mas no app Mercari ainda estava à venda, às 7h de segunda-feira (16), um pacote de grampos para grampeador. Na semana passada foi descoberto que o vendedor estava revendendo máscaras disfarçadas desse produto. No entanto, não se sabe se esse encontrado é realmente grampo ou disfarce.
Devido à expansão do aumento da produção e importação dos fabricantes japoneses que produzem nos países vizinhos o governo tem uma perspectiva de garantir cerca de 600 milhões de peças ainda este mês.
A prioridade é para as instituições médicas e casas de repouso. As vendas nas lojas físicas serão aumentadas gradualmente.
Fontes: NHK, FNN e pesquisa