A gigantesca montadora japonesa Toyota informou na terça-feira que suspenderá temporariamente a produção em alguns países a partir de quarta-feira (18).
Uma das fábricas fica em Valenciennes, no norte da França, com paralisação prevista entre 18 a 31 deste mês, onde se fabrica o carro Yaris. Só dessa planta foram produzidas 224 mil unidades no ano passado.
Em Portugal a montadora fabrica o SUV Land Cruiser, onde também já está paralisada desde terça-feira, com previsão de até meados de abril. No ano anterior foram fabricadas 9,8 mil unidades.
O momento da retomada será determinado de acordo com as políticas dos governos dos respectivos países. Atualmente as pessoas estão com proibição de sair de casa.
A Toyota possui 7 fábricas na Europa que produzem veículos acabados e 2 com fabricação de peças automotivas, como motores.
Além das plantas da Europa a fábrica das Filipinas também está com atividades suspensas desde terça-feira até meados de abril.
Além disso, a fábrica de Tianjin, na China, está trabalhando somente com o turno diurno, sendo que antes funcionava tanto de dia quanto à noite.
Fontes: Bloomberg, Asahi e Tokai TV