O panorama econômico global poderia ser muito diferente nessa época no próximo ano, mas as cidades mais caras do mundo de 2020 foram reveladas – e o primeiro lugar não pertence a apenas uma única cidade, mas sim a três.
Hong Kong, Singapura e Osaka são juntas as líderes da Pesquisa de Custo de Vida Mundial 2020 da Economist Intelligence Unit – EIU.
A cidade japonesa de Osaka toma o lugar de Paris no pódio, formando um trio asiático de ganhadores neste ano.
Nova York subiu para a 4ª posição enquanto Los Angeles para a 8ª. Isso foi levado, segundo o EIU, pela “forte moeda local e demanda doméstica firme” aumentando os preços para roupas e serviços domésticos.
A pesquisa bianual, que avalia o custo de mais de 160 produtos e serviços em 133 cidades em todo o mundo, vem sendo realizado há mais de 30 anos.
Subidas e quedas
A capital francesa caiu para o 5º lugar, junto com outra cidade europeia, Zurique.
A pesquisa cita uma clara tendência em todas as 37 cidades europeias pesquisadas: tirando Moscou, São Petesburgo, Kiev e Istambul, todas caíram nos rankings em 2020.
“Modesta demanda doméstica e preços de energia global fracos mantiveram pressões inflacionárias contidas em toda a Europa no ano passado”, disse a EIU.
Tel Aviv é a única cidade do Oriente Médio nas top 10, e saltou três lugares neste ano para a 7ª posição, o que a EIU atribui aos altos custos de transporte.
Um fortalecimento do iene neste ano levou Tóquio, tal como Osaka, a subir no ranking, desta vez para se juntar à 8ª posição, junto com Los Angeles.
A cidade de Genebra, uma vigorosa nas top 10 da pesquisa, caiu do 5º para o 10º lugar, enquanto Copenhague, que estava em 7º no ano passado, saiu das top 10 inteiramente.
O resto da lista
Um dólar americano forte significou que 15 de 16 cidades dos EUA pesquisadas subiram no ranking neste ano.
A depreciação da moeda, enquanto isso, estava por trás da capital sul-coreana Seul, saindo das top 10, disse a EIU.
Mundialmente, o custo de vida caiu 4% neste ano. “Isso reflete principalmente o impacto sobre moedas globais em relação à política de facilitação monetária, incerteza em torno da guerra comercial entre EUA e China – que colocou pressão sobre algumas moedas de mercados emergentes – e a força da economia dos EUA”, segundo o relatório.
Damasco, na Síria, ficou nos últimos lugares nos rankings mundiais, seguida por Tasquente no Usbequistão.
As cidades mais caras para morar em 2020:
1- Singapura
1- Osaka
1- Hong Kong
4- Nova York
5- Paris
5- Zurique
7- Tel Aviv
8- Los Angeles
8- Tóquio
10- Genebra
Fonte: CNN