Com a disseminação do novo coronavírus as indústrias automotivas japonesas informaram paralisações em diversos países, depois da China, onde já retormam a produção.
Na segunda-feira (23) a Toyota anunciou paralisação nas fábricas do México, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Índia, além das unidades da Europa onde já havia anunciado e fechadas temporariamente. Na América do Sul a Toyota fecha a partir de terça-feira (24), assim como a Honda do Brasil.
Iria fechar temporariamente por 2 dias mas devido à expansão do vírus são 14 fábricas da Toyota fechadas. Esse prazo foi esticado para 5 do próximo mês.
Outras também paralisam
A Subaru informou que sua fábrica nos Estados Unidos está fechada de 23 a 29 deste mês.
A Honda também informou o mesmo em relação aos EUA. Mas também estende para sua fábrica na Índia, onde deverá permanecer sem produção até 31 deste mês.
Ainda na Índia a Suzuki pediu que seus funcionários evitem de sair de casa, de acordo com instruções das autoridades locais. O reinício da produção vai depender das diretrizes do país.
No México, outra que fecha temporariamente é a Nissan a partir de 25. A Toyota e Honda também fecham nas Filipinas e Malásia.
Na China o impacto do coronavírus não foi apenas na produção, mas também nas vendas, com queda de quase 80% em relação aos carros 0Km, comparada ao mesmo mês do ano passado. Isso levanta preocupações sobre o desempenho de cada montadora.
Fontes: Tokyo Shimbun e NHK