Eikei Suzuki, o governador de Mie, realizou uma coletiva de imprensa na segunda-feira (30), para pedir à população de sua província que evite se deslocar para as províncias cujos números de casos de infecção pelo Covid-19 são altos. Entre elas, a vizinha Aichi e também Tóquio.
Não mencionou por quanto tempo, mas disse “esta semana é um período crítico”. O autocontrole para viagens a essas províncias – Tóquio, Osaka, Hokkaido, Aichi, Hyogo, Kanagawa, Chiba e Saitama – é importante para evitar o aumento do quadro em Mie, com 9 pessoas infectadas, mas o último caso foi em 18 deste mês.
Primeiro caso em Hamamatsu e pedido para não ir a Tóquio
Na cidade de Hamamatsu (Shizuoka) foi confirmado o primeiro caso no sábado (28). É um profissional autônomo, japonês, sem histórico de viagem para o exterior, mas com idas a outras províncias. Portanto, há forte possibilidade de ter se infectado em outro local. Com esse caso subiu para 4 pessoas na província.
Por conta desse caso o prefeito pediu aos munícipes que evitem ir a Tóquio e províncias de Kanto para evitar o contágio.
Novos casos em Gifu e Aichi
Em Gifu e Aichi foram confirmados 3 e 7 novos casos, respectivamente, no final de semana. Assim, Gifu está com total de 20 e Aichi com 167, até 8h30 de segunda-feira.
O governador de Aichi determinou a instalação de uma sede de medidas para controle da infecção pelo coronavírus, a qual passa a funcionar a partir de 1.º de abril.
Será operada por 30 profissionais para fornecer gerenciamento das instalações de entrada de pacientes com sintomas leves, aprimoramento dos sistemas de inspeção e consulta por telefone para os cidadãos da província.
Fontes: Shizuoka Shimbun, Tokai TV, CTV e CBC TV