Nesta sexta-feira, 1º de maio, o imperador Naruhito marcou 1 ano desde sua ascensão ao Trono do Crisântemo, com ele a imperatriz Masako buscando seus papéis nos tempos modernos enquanto dão continuidade aos esforços de Akihito e Michiko para curar as feridas da guerra e desastres.
O último ano foi cheio de celebrações e cerimônias associadas com sua entronização, que marcou o início da era imperial Reiwa, embora nos meses recentes o casal imperial tenha sido forçado a ficar longe dos olhos do público devido à epidemia do novo coronavírus.
Após seu pai, o agora imperador emérito Akihito de 86 anos ter abdicado em 30 de abril de 2019, Naruhito ascendeu ao trono no dia seguinte.
O imperador de 60 anos se comprometeu a cumprir seu papel como “símbolo de estado e da união das pessoas do Japão”, como estabelecido na Constituição, enquanto “sempre volta seus pensamentos às pessoas e está ao lado delas”.
O imperador recebeu informações de especialistas em vários campos em relação aos efeitos do surto de coronavírus sobre a vida das pessoas.
Ele também se encontrou com o vice-presidente do painel de especialistas em doenças infecciosas do governo em 10 de abril para saber mais sobre a situação.
Naruhito disse esperar que as pessoas trabalhem juntas para conter o vírus e superem a atual crise
Fonte: Japan Today, NHK