Durante a pandemia do novo coronavírus e com as pessoas em quarentena houve um aumento de 150% do lixo doméstico, informou a prefeitura de Shizuoka (província homônima).
Mas, mesmo diante dessa situação os trabalhadores essenciais saem de casa todos os dias para cumprir com suas tarefas, seja quem está no comércio, nos hospitais e clínicas, nas ambulâncias, nos postos de bombeiros, coletores de resíduos, entre outros.
Esses últimos são, além de trabalhadores essenciais, os que também correm risco de contágio, já que lidam com sacos de descarte, nos quais contêm lenços de papel e máscaras.
Em meio ao ambiente de risco eles encontram acalento ao coração. Nos postos da cidade foram colados em um quadro dezenas de cartas e recados colados nos sacos de lixo.
Só no posto de Aoi-ku já são mais de 30 com mensagens de agradecimento por trabalharem durante esta situação difícil. São palavras como “Obrigado por coletar tanto lixo. Devem estar muito preocupados com o coronavírus, por isso, tomem cuidado”, “Cuidado com seu corpo e não exagere” ou “Muito obrigado por fazer esse trabalho tão cansativo”.
“Somos muito gratos pelas palavras de encorajamento aos trabalhadores”, disse Kanichi Mochizuki, 46, da empresa que faz a coleta. Ele fixou cada uma dessas mensagens para motivar a equipe, disse.
Fonte: Nikkan Sports