A FSA-Agência de Serviços Financeiros do Japão vem pedindo ativamente às instituições financeiras para adotarem política mais flexível em relação ao financiamento da casa própria.
Esse pedido se deve ao impacto da pandemia do novo coronavírus, o que afetou a renda de muitas pessoas que fizeram financiamento e estão encontrando dificuldade para manter os pagamentos mensais em dia.
Segundo a matéria da emissora estatal NHK, até segunda-feira (11) muitas instituições financeiras estão revisando as condições de pagamento, dependendo da situação, como o pagamento apenas dos juros, por enquanto, para reduzir a carga mensal.
Instituições como os bancos Hiroshima e Minami Nippon já isentaram a taxa de até 10 mil ienes para revisão do plano de pagamento. Os bancos Shiga e Hokuriku vão atrasar o início do pagamento do financiamento dos imóveis com atraso na entrega por causa do efeito coronavírus.
Os bancos de internet como Sumitomo SBI e Sony também estão considerando revisar as condições de pagamento e isenção da taxas de revisão, dependendo da situação.
Há uma previsão de que o número de consultas sobre a dificuldade de quitação mensal do financiamento aumente ainda mais caso o isolamento social se prolongue. Por isso, a FSA recomenda consultar a instituição bancária se tiver dificuldade nesse pagamento.
Fonte: NHK