Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Banco central do Japão tem sua primeira diretora executiva em 138 anos

| Sociedade

Primeira mulher assume o posto de diretora executiva do Bank of Japan – BOJ em 138 anos.

Unigran Japan 2026
boj

Tokiko Shimizu de 55 anos começou a trabalhar para o BOJ em 1987 (NHK)

O banco central do Japão acaba de apontar sua primeira diretora executiva em 138 anos.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Tokiko Shimizu, banqueira de 55 anos, foi apontada como parte de uma remodelação radical no Bank of Japan – BOJ (Banco do Japão), tornando-se uma da equipe de seis executivos responsáveis por administrar as operações diárias do banco central.

Shimizu começou a trabalhar para o BOJ em 1987. Ela assumiu papéis na divisão de mercados financeiros e nas operações de câmbio internacional, e foi gerente-geral para a Europa e chefe representante em Londres entre 2016 e 2018.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O BOJ foi estabilizado em outubro de 1882.

Na segunda-feira (11), Tokiko Shimizu se tornou a primeira mulher na longa história do BOJ a ocupar um dos seis postos da diretoria executiva.

As mulheres formam 47% da força de trabalho do banco central, mas somente 13% de postos de gerência superiores e somente 20% das posições de especialistas lidando com questões jurídicas, sistemas de pagamento e notas bancárias, de acordo com os dados do próprio BOJ.

Na última década, desafios demográficos e o crescente número de mulheres no ensino superior começaram lentamente a mudar as estruturas de gerenciamento dominadas pelo sexo masculino no Japão.

Contudo, enquanto as mulheres contem por 51% da população japonesa, de acordo com dados do Banco Mundial, o país é classificado na 121ª posição de um total de 153 países no mais recente ranking de Diferenças Globais entre Gêneros do Fórum Econômico Mundial – FEM.

O país também fica para trás entre os países do G7 para igualdade de gênero, de acordo com o FEM – apesar da promessa do primeiro-ministro Shinzo Abe em delegar poderes a mulheres trabalhadoras através de uma política chamada “womenomics”.

Fonte: CNN


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo