As Nações Unidas dizem que a economia global deverá encolher 3,2% neste ano devido aos efeitos da pandemia de coronavírus. A contração seria a maior desde a Grande Depressão dos anos 1930.
O Departamento de Economia e Assuntos Sociais do conselho mundial divulgou na quarta-feira (13) um relatório que observa a situação econômica global e perspectivas a partir de meados de 2020.
Segundo o relatório, a previsão é baseada no pressuposto de que muitos países retomarão gradualmente as atividades econômicas enquanto continuam com medidas para conter o vírus.
Ele prevê um crescimento de -4,8% para os EUA em 2020, e -4,2% para o Japão. O da China diminuirá drasticamente para 1,7%.
O relatório diz que o Japão vivenciará uma recuperação lenta que se estenderá até 2021, sobre persistentes impactos negativos em salários reais, consumo privado, investimento imobiliário e exportações.
O relatório também descreve um cenário global de pior caso, em que grandes economias enfrentam uma segunda onda de infecções no fim deste ano e estendem lockdowns e restrições sobre atividades econômicas até 2021. A economia mundial poderia ter uma contração de 4,9% em 2020 em tal caso.
Uma lenta recuperação e queda econômica prolongada, segundo o relatório, provavelmente exacerbarão a pobreza e ampliarão a desigualdade, principalmente em países em desenvolvimento.
O relatório enfatiza a necessidade de cooperação internacional em conter a pandemia e suporte financeiro para economias em desenvolvimento.
Fonte: NHK