Nesta segunda-feira (25), o governo retirou o Estado de Emergência em todo o Japão. “Chegamos ao nível necessário para retirar o Estado de Emergência em todo o país”, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe.
Contudo, Abe enfatiza a importância de se manter o novo estilo de vida. “Mesmo após a liberação do Estado de Emergência, será impossível reduzir completamente o risco da contaminação. Vamos construir nosso ‘novo cotidiano’ nesta era do coronavírus”, comenta.
O fim do Estado de Emergência não acaba com o pedido de isolamento feito pelo governo. As autoridades analisarão a cada 3 semanas a situação de contaminação em cada província para aliviar gradualmente a restrição de eventos e funcionamento de lojas, e finalmente estabilizar as atividades econômicas no país.
Como ficará o isolamento
- Até o fim do mês, o governo pede aos cidadãos evitarem visitar outras províncias sem necessidade
- A partir de 1º de junho, o pedido de isolamento será limitado apenas às províncias de Kanto e Hokkaido que saíram do Estado de Emergência no dia 25
- No dia 19 de junho, não haverá mais pedidos de restrição e isolamento
Funcionamento de estabelecimentos e realização de eventos
O governo pede para eventos, concertos e exposições continuarem a restringir o número de visitantes para evitar aglomerações.
Partidas dos campeonatos esportivos J1 League e Nippon Professional Baseball serão realizados sem nenhum visitante, apenas sendo televisionadas, mas o governo irá reduzir gradualmente as restrições. A partir de 1º de agosto, qualquer evento de grande porte poderá ser realizado com restrição de metade do público.
Casas de shows, bares e outros locais com muita proximidade entre as pessoas terão a restrição retirada no dia 19 de junho e poderão operar normalmente caso respeitem as regras de distanciamento e prevenção.
O governo não excluí a possibilidade de uma nova pandemia, e continua os esforços para melhorar o sistema médico e voltar gradualmente as atividades econômicas.
Fonte: NHK