As vendas de carros novos da Toyota na China aumentaram em maio, disse a montadora japonesa na quinta-feira (4), destacando que seus negócios no país estão em um caminho de recuperação com a amenização da preocupação relacionada ao surto do novo coronavírus.
As vendas no país para a Toyota, a maior montadora do Japão, aumentaram 20,1% em comparação ao ano anterior para 166.300 unidades no mês passado, após subir 0,2% em abril. Elas caíram 15,9% em março quando a propagação do vírus estava sufocando a economia chinesa.
Em maio, a Honda viu as vendas de carros novos caírem 1,7% na China, para 134.230 unidades, disse a montadora japonesa. O ritmo de declínio estava bem mais lento do que os 10% em abril e os 50,8% visto em março.
As vendas para a Mazda, enquanto isso, subiram 31,6% para 22.886 unidades em maio, realçando que o mercado de automóveis se tornou robusto na China com atividades de negócios retornando ao normal no país.
A epidemia do vírus começou na China em 24 de janeiro, o início do feriado prolongado de Ano Novo Lunar, forçando montadoras japonesas a suspenderem operações de suas fábricas e showrooms por um período extenso.
Em fevereiro, as vendas para a Toyota e Honda caíram 70,2% e 85,1%, respectivamente.
Como o aumento de infecções atingiu o pico em fevereiro, montadoras japonesas retomaram a produção em suas fábricas em vários lugares na China, incluindo Wuhan, centro de negócios e transportes com uma população de cerca de 11 milhões.
Em 8 de abril, um lockdown na capital da província de Hubei foi suspenso, 76 dias após ter sido imposto.
O novo vírus, que causa a doença respiratória Covid-19, infectou mais de 83 mil pessoas na China continental e causou a morte de mais de 4,6 mil, de acordo com dados das autoridades de saúde do país.
Fonte: Kyodo News and Culture