Mulher de máscara (ilustrativa/PM)
A Nova Zelândia eliminou a transmissão do coronavírus nacionalmente e suspenderá as medidas de contenção com exceção dos controles de fronteira, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern nesta segunda-feira (8), tornando-a um dos primeiros países a fazer isso.
Publicidade
Eventos públicos e privados, indústrias varejistas e de hospitalidade e todos os meios de transporte público poderão ser retomados sem normas de distanciamento social ainda em curso em grande parte do mundo, disse Ardern.
“Enquanto o trabalho ainda não tenha terminado, não há como negar que isso é um marco. Obrigada, Nova Zelândia”, disse Ardern aos repórteres.
“Estamos confiantes que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto, mas eliminação não é um ponto no tempo, é um esforço sustentado”.
A nação no Pacífico sul de cerca de 5 milhões de pessoas está emergindo da pandemia enquanto grandes economias como Brasil, Reino Unido, Índia e Estados Unidos lutam contra a propagação do vírus.
Isso se deve grandemente aos 75 dias de restrições incluindo cerca de 7 semanas de um lockdown rigoroso em que a maioria dos negócios foram fechados e trabalhadores, com exceção dos essenciais, tiveram que ficar em casa
“Hoje, 75 dias depois, estamos prontos”, disse Ardern em uma coletiva de imprensa, anunciando que o governo suspenderia restrições de distanciamento social a partir de desta segunda-feira e moveria do nível 2 para o 1 de um alerta nacional.
Controles de fronteira continuariam e todos entrando no país seriam testados, disse Ardern.
Não houve caso ativos na Nova Zelândia pela primeira vez desde que o vírus chegou no fim de fevereiro, disse o ministério da saúde. O país registrou 1.154 infecções e 22 mortes em decorrência da doença.
Fonte: Agência Reuters