Nova Zelândia diz que coronavírus está ‘eliminado’ e vida pode ser retomada sem restrições

Controles de fronteira continuariam e todos entrando no país seriam testados, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern.

Mulher de máscara (ilustrativa/PM)

A Nova Zelândia eliminou a transmissão do coronavírus nacionalmente e suspenderá as medidas de contenção com exceção dos controles de fronteira, disse a primeira-ministra Jacinda Ardern nesta segunda-feira (8), tornando-a um dos primeiros países a fazer isso.

Publicidade

Eventos públicos e privados, indústrias varejistas e de hospitalidade e todos os meios de transporte público poderão ser retomados sem normas de distanciamento social ainda em curso em grande parte do mundo, disse Ardern.

“Enquanto o trabalho ainda não tenha terminado, não há como negar que isso é um marco. Obrigada, Nova Zelândia”, disse Ardern aos repórteres.

“Estamos confiantes que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto, mas eliminação não é um ponto no tempo, é um esforço sustentado”.

A nação no Pacífico sul de cerca de 5 milhões de pessoas está emergindo da pandemia enquanto grandes economias como Brasil, Reino Unido, Índia e Estados Unidos lutam contra a propagação do vírus.

Isso se deve grandemente aos 75 dias de restrições incluindo cerca de 7 semanas de um lockdown rigoroso em que a maioria dos negócios foram fechados e trabalhadores, com exceção dos essenciais, tiveram que ficar em casa

“Hoje, 75 dias depois, estamos prontos”, disse Ardern em uma coletiva de imprensa, anunciando que o governo suspenderia restrições de distanciamento social a partir de desta segunda-feira e moveria do nível 2 para o 1 de um alerta nacional.

Controles de fronteira continuariam e todos entrando no país seriam testados, disse Ardern.

Não houve caso ativos na Nova Zelândia pela primeira vez desde que o vírus chegou no fim de fevereiro, disse o ministério da saúde. O país registrou 1.154 infecções e 22 mortes em decorrência da doença.

Fonte: Agência Reuters

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem é preso por matar colega de trabalho com empilhadeira

Publicado em 8 de junho de 2020, em Crime, Sociedade

O suspeito atropelou um colega e soltou uma carga de quase duas toneladas em sua cabeça quando estava operando a empilhadeira.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!