Um grupo de pesquisa da Universidade Jikei de Medicina de Tóquio informou na quinta-feira (11), sobre os resultados de um estudo sobre a possibilidade do início da depressão estar relacionada a um vírus na tenra idade. Espera-se que esse estudo seja útil no mecanismo de início dessa doença e também para o desenvolvimento de medicamentos.
A pesquisa conduzida pelo grupo do professor Kazuhiro Kondo descobriu que o gene SITH-1 do herpesvírus humano tipo 6 (HHV6), o qual infecta parte do cérebro, trabalha fortemente. E muitas crianças são infectadas nos primeiros anos de vida.
A equipe fez esse gene trabalhar induzindo-o nos ratos e observou que eles passaram a ter comportamento alterado, com sintomas semelhantes à depressão.
Além disso, o grupo fez um estudo paralelo, coletando sangue de 84 pessoas com depressão e 82 saudáveis. Constatou-se que em 80% dos deprimidos esse gene trabalha fortemente, enquanto apenas 24% nas pessoas saudáveis.
Portanto, o grupo argumenta que a forte ativação do gene do HHV6 pode estar associada ao início da depressão.
“Até o momento a causa da depressão não foi claramente identificada, mas é possível que esse vírus esteja envolvido. Vamos continuar a pesquisa e se conseguirmos detectar o mecanismo do gatilho poderá ser um gancho para o desenvolvimento de medicamentos terapêuticos”, disse o professor Kondo.
Fonte: NHK