Os governos de cada província de Tokai, como os de Aichi e Gifu, não incluem nos anúncios dos novos casos de infecção pelo coronavírus aqueles que retornam de outros países.
No entanto, nos últimos 30 dias o que tem se observado é um elevado aumento desses passageiros que testam positivo ao exame PCR realizado nos aeroportos.
Os últimos dados de Aichi e Gifu são de 22 e 7, respectivamente, do total de testados positivo depois que voltaram do aeroporto para suas casas.
Ou seja, são pouco mais de 70% do total do quadro de casos de infecção nas duas províncias.
No período de 18 de maio a 17 de junho constatou-se que dos 5 novos casos de Gifu 1 é de pessoa que se infectou pelo contágio do parente que voltou de outro país. Em Aichi esse número é ainda maior, pois dentre 15 anunciados nesse período 5 são de pessoas contagiadas pelos parentes que voltaram do exterior.
Diante dessa situação, os governadores das três províncias de Tokai estão solicitando ao governo do país que fortaleça medidas nos aeroportos, como fazer com que todos os passageiros retornados fiquem lá ou em outras acomodações até que recebam os resultados dos testes de PCR.
Fonte: Tokai TV