No começo do feriado de Obon ocorreram muitos acidentes nas águas, seja nos rios ou praias, muitas delas fechadas para a temporada deste verão, todos no domingo (9).
Por volta de 15h30 um estudante colegial de 16 anos estava nadando na praia Komatsu, cidade de Tokushima (província homônima), quando desapareceu. Foi resgatado cerca de 2h30 depois mas morreu no hospital. Essa praia estava fechada para temporada, portanto, sem salva-vidas.
Também no domingo, um homem de 29 anos que estava em um grupo de 6 amigos fazendo churrasco no rio em Higashi Yoshino (Nara), morreu afogado.
Na praia da cidade de Quiotango (Quioto) um homem de 46 anos entrou no mar depois de beber 2 latas de cerveja e morreu afogado.
No Rio Sagami em Atsugi (Kanagawa) um homem de 21 anos se afogou por volta das 15h30. Os amigos ligaram pedindo socorro e ainda não foi encontrado. Estavam em um grupo de 6 universitários fazendo churrasco.
Na praia de Oiso (Kanagawa) um idoso de 75 anos se afogou depois de ser coberto por uma onda. Um da família ligou para pedir socorro, mas antes disso os familiares fizeram o resgate. Ele está em coma.
Dois irmãos foram levados pela correnteza do Rio Misumi, em Hamada (Shimane), após as 16h, e foram encontrados mortos.
Na mesma província, na praia do Parque de Iwami, 4 homens se afogaram. Um deles continua desaparecido e 3 foram resgatados mas um está em coma.
Em Iwami (Tottori), por volta das 11h o pai de 48 anos foi salvar duas filhas e os três se afogaram. Os surfistas ajudaram no resgate dos 3. As filhas se salvaram mas o pai morreu no hospital.
Em uma das praias de Tateyama (Chiba) um estudante universitário de 21 anos se afogou e foi encontrado a 300 metros do local, mas já morto.
Fontes: Tokushima Shimbun, ANN, Kanagawa Shimbun, MBS e FNN