Um dos vegetais mais comumente usados no Japão é a raiz de bardana, ou gobo.
Essa raiz oferece muitos nutrientes e é apreciada pelo seu sabor, assim como pelas suas propriedades saudáveis, representando um papel importante na culinária japonesa.
O gobo pode ser encontrado em várias partes do mundo, mas é cultivado principalmente no Japão. A raiz serve tanto como componente culinário como erva medicinal.
No Japão, vários pratos usam gobo. O sabor levemente doce e terroso da bardana complementa outros vegetais, como nabo, cenoura, e cogumelos. As raízes mais novas têm um sabor mais leve e são uma excelente adição a saladas.
Nutrientes
A raiz de baixa caloria e de baixo nível de sódio contém uma ampla variedade de vitaminas e minerais essenciais, incluindo as vitaminas C e E, riboflavina, niacina, ácido fólico, ferro, cálcio, zinco e outros. Ela também é uma boa fonte de polissacarídeos não feculentos, os quais ajudam a melhorar a digestão e reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.
Os benefícios para a saúde
Como mencionado acima, o gobo tem servido como erva medicinal, destacado em muitos remédios tradicionais populares no Japão e em muitos no mundo. As vitaminas e minerais na bardana significam que o vegetal contém abundância de antioxidantes. Eles ajudam a melhorar o sistema imunológico e reduzir o risco de várias doenças.
Ele também tem muita fibra e potássio, ajudando a regular a frequência cardíaca e pressão sanguínea. Como remédio herbal, o gobo pode remover toxinas do sangue, melhorar a função do fígado, e aliviar sintomas de doenças na garganta e no peito. O gobo também pode ajudar a curar uma ressaca.
Como preparar o gobo para uso culinário
A raiz de bardana natural pode durar por vários meses quando mantida em um local frio. Para prepará-la para uso, você precisa remover a pele.
Isso é feito ao molhar com água corrente o comprimento da raiz que você tem a intenção de usar e então raspar a superfície com uma faca. Caso queira remover a pele mais rápido, esfregue o gobo em papel de alumínio.
Corte ou fatie o gobo e o coloque rapidamente dentro de um recipiente com água, caso contrário ele vai oxidar rapidamente e ficar acinzentado. Umas gotas de limão na água também ajudam a mantê-lo fresco por um tempo.
O gobo pode ser usado em uma variedade de pratos, incluindo saladas, sopas, ensopados e refogados. Amacie o gobo ao fervê-lo por alguns minutos.
Então, acrescente-o a receitas que não exigem cozimento, como saladas. Você também pode simplesmente refogá-lo no sal e manteiga.
Uma outra receita favorita é o kinpira gobo, em que a raiz é refogada no saquê, mirin e molho de soja, além de outros ingredientes.
Partes do gobo que foram cortadas e não utilizadas devem ser mantidas enroladas em um papel absorvente úmido, seladas em um saquinho plástico e mantidas na geladeira. Use-as a o mais rápido possível para evitar que estraguem.
Fonte: Umami Insider