Abacaxi: não jogue as cascas fora pois são muito nutritivas

Além de dar uma forcinha na imunidade, tem outros benefícios como melhorar o sexo, o sono, ajuda na digestão e muito mais. Confira!

Abacaxi maduro (PM)

Se compra o abacaxi regularmente, não jogue a casca e o miolo duro fora! A infusão da casca é uma bebida saborosa e nutritiva, com muitos benefícios para a saúde.

Publicidade

Antes de mais nada, é preciso lavar bem a casca, com detergente de cozinha e uma escova ou esponja. Seque bem antes de começar a retirá-la.

Primeiro veja a receita e depois os 8 benefícios do chá da casca do abacaxi.

Ingredientes

  • Casca e miolo duro
  • 1,5 litro de água
  • 1 pau de canela (ou em pó)
  • 5 cravos 
  • Opcional: 10 folhas de hortelã ou um pedaço de gengibre

Modo de preparar

Em uma panela coloque todos os ingredientes,  feche a tampa e leve ao fogo, deixando cozinhar por pelo menos 5 minutos depois que levantar fervura.

Casca e miolo sendo cozidos na panela (PM)

Estando pronto, coe e transfira a infusão para uma jarra de vidro com tampa. 

Cozinha perfumada e como tomar o chá 

Ao abrir a tampa da panela a cozinha ficará perfumada! O chá pode ser servido quente, frio ou gelado. Pode armazená-lo na geladeira por até 3 dias.  

Não se recomenda adicionar açúcar, mas se achar que prefere mais doce, depois de pronta a infusão adicione uma colher de mel.

8 benefícios do chá de abacaxi

A casca do abacaxi está na xícara só para tirar a foto (PM)

Há mais benefícios do que os 8 principais abaixo, além de ajudar o Planeta evitando o desperdício. Mas, há um grupo de pessoas que não podem tomar este chá, como quem sofre de hipertensão arterial, e gestantes e lactantes. Quem tem problemas de estômago e refluxo deve evitar.  

  1. Melhora a digestão

Como é rico em bromelina, enzima digestiva, ajuda a promover uma digestão saudável. Ideal para tomar o chá depois de se servir do arroz com feijão, pois além da digestão, a vitamina C ativa a absorção do ferro.

  1. Ajuda a reduzir a inflamação

A bromelina também funciona como um anti-inflamatório natural, nos casos de artrite, asma e outras.   

  1. Melhora o sistema imune

Como contém mais vitamina C do que a polpa, é conhecida por ser essencial para o bom funcionamento do sistema imune. Ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos, que são importantes para combater infecções e doenças.

  1. Melhora a performance sexual

Este suco pode servir como afrodisíaco para o desempenho sexual, pois tem potássio, o que ajuda no fluxo adequado do sangue pelas artérias durante a intimidade. Além disso, a bromelina aumenta a testosterona nos homens e também o desejo sexual masculino e feminino.

  1. Ajuda na qualidade do sono

Tomar essa infusão antes de dormir pode relaxar o sistema nervoso para adormecer mais facilmente, por causa do magnésio.   

  1. Ação antioxidante 

Os antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e ajudam a combater os radicais livres.

  1. É diurético

Essa palavra soa bem, principalmente para quem está querendo perder alguns quilinhos. Uma xícara desse chá tem apenas 40 calorias, aumenta a saciedade e é termogênico.

  1. Melhoria na saúde óssea 

Como a casca contém magnésio, cálcio, vitamina C, tiamina e biotina, que auxiliam na saúde dos ossos e dentes, tornando o corpo  mais resistente a doenças e inflamações. 

Então, que tal se render a esses benefícios da casca do abacaxi? Compartilhe com seus amigos.

Fonte: Healthguide

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gobo, um dos vegetais favoritos no Japão

Publicado em 4 de março de 2023, em Culinária

Essa raiz oferece muitos nutrientes e é apreciada pelo seu sabor, assim como pelas suas propriedades saudáveis. Saiba mais.

Gobo, raiz de bardana ou burdock root (banco de imagens PM)

Um dos vegetais mais comumente usados no Japão é a raiz de bardana, ou gobo.

Publicidade

Essa raiz oferece muitos nutrientes e é apreciada pelo seu sabor, assim como pelas suas propriedades saudáveis, representando um papel importante na culinária japonesa.

O gobo pode ser encontrado em várias partes do mundo, mas é cultivado principalmente no Japão. A raiz serve tanto como componente culinário como erva medicinal.

No Japão, vários pratos usam gobo. O sabor levemente doce e terroso da bardana complementa outros vegetais, como nabo, cenoura, e cogumelos. As raízes mais novas têm um sabor mais leve e são uma excelente adição a saladas.

Nutrientes

A raiz de baixa caloria e de baixo nível de sódio contém uma ampla variedade de vitaminas e minerais essenciais, incluindo as vitaminas C e E, riboflavina, niacina, ácido fólico, ferro, cálcio, zinco e outros. Ela também é uma boa fonte de polissacarídeos não feculentos, os quais ajudam a melhorar a digestão e reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.

Os benefícios para a saúde

Como mencionado acima, o gobo tem servido como erva medicinal, destacado em muitos remédios tradicionais populares no Japão e em muitos no mundo. As vitaminas e minerais na bardana significam que o vegetal contém abundância de antioxidantes. Eles ajudam a melhorar o sistema imunológico e reduzir o risco de várias doenças.

Ele também tem muita fibra e potássio, ajudando a regular a frequência cardíaca e pressão sanguínea. Como remédio herbal, o gobo pode remover toxinas do sangue, melhorar a função do fígado, e aliviar sintomas de doenças na garganta e no peito. O gobo também pode ajudar a curar uma ressaca.

Como preparar o gobo para uso culinário

A raiz de bardana natural pode durar por vários meses quando mantida em um local frio. Para prepará-la para uso, você precisa remover a pele.

Isso é feito ao molhar com água corrente o comprimento da raiz que você tem a intenção de usar e então raspar a superfície com uma faca. Caso queira remover a pele mais rápido, esfregue o gobo em papel de alumínio.

Gobo cortado em lâminas (banco de imagens PM)

Corte ou fatie o gobo e o coloque rapidamente dentro de um recipiente com água, caso contrário ele vai oxidar rapidamente e ficar acinzentado. Umas gotas de limão na água também ajudam a mantê-lo fresco por um tempo.

O gobo pode ser usado em uma variedade de pratos, incluindo saladas, sopas, ensopados e refogados. Amacie o gobo ao fervê-lo por alguns minutos.

Então, acrescente-o a receitas que não exigem cozimento, como saladas. Você também pode simplesmente refogá-lo  no sal e manteiga.

Uma outra receita favorita é o kinpira gobo, em que a raiz é refogada no saquê, mirin e molho de soja, além de outros ingredientes.

Delicioso kinpira gobo (banco de imagens PM)

Partes do gobo que foram cortadas e não utilizadas devem ser mantidas enroladas em um papel absorvente úmido, seladas em um saquinho plástico e mantidas na geladeira. Use-as a o mais rápido possível para evitar que estraguem.

Fonte: Umami Insider

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!