Há grande possibilidade do 14.º tufão, formado na segunda-feira, se aproximar do arquipélago principal, informa a AMJ – Agência de Meteorologia do Japão na manhã de terça-feira (6).
Ainda ao sul do país, mudou o curso de deslocamento para o norte e segue bem lento. De manhã estava com 996hPa de pressão atmosférica central, velocidade máxima do vento de 30 metros por segundo e raios de 390 km a nordeste e 220 km a sudoeste.
A previsão é que na quinta-feira (8) se desenvolva, ganhe muito mais potência, chegando a 965hPa. A AMJ o classifica como forte ao passar a 160 km da ilha Minami Daito (Okinawa) por volta das 3h. Na madrugada do dia seguinte, na sexta-feira, deverá se aproximar do sul de Kyushu, com mais potência.
O diâmetro de sua área de tempestade poderá chegar a 700 quilômetros, colocando quase todo o arquipélago central sob sua influência no domingo.
Por isso, as províncias banhadas pelo Pacífico, de Kyushu, Shikoku, Kansai, Tokai e Kanto, deverão ter chuva fria entre sábado e domingo. Pode ser que agasalhos mais quentes sejam necessários.
O impacto do tufão Chan-hom vai depender do curso que fizer.
Fontes: AMJ, Weather News, Tenki e Yahoo!