Na sexta-feira (30), Yuko Kamikawa, Ministra da Justiça do Japão, informou que grande parte dos presidiários de todo país confeccionaram 1,2 milhão de aventais médicos, desde maio deste ano como uma das medidas adotadas por ela diante do quadro epidêmico do novo coronavírus.
Eles alcançaram a meta e os aventais tão úteis foram encaminhados, ainda este mês, para as instituições de 34 das 47 províncias do país.
Além disso, informou que os presidiários têm melhorado as habilidades de costura e manuseio das matérias-primas utilizadas, de forma eficiente, resultando em um aumento de produção de aproximadamente 160 mil peças.
A ministra Uekawa disse “recebi palavras de gratidão das equipes médicas e de outras pessoas. Percebo que os internos também sentem que estão fazendo uma contribuição para a sociedade, o que é importante para a reabilitação deles, por isso gostaria de continuar a trabalhar ativamente nisso”.
Essa atividade foi realizada em 42 penitenciárias, de maio a outubro, onde os reclusos se dedicaram aos aventais que ajudam a proteger os profissionais da saúde. Em outras, como as de Aomori e Quioto, os presos confeccionaram 66 mil máscaras em março.
Fontes: NHK, Yomiuri e Sankei