Pelo menos 23 pessoas morreram na Turquia e Grécia após um terremoto de magnitude 7 ter atingido o Mar Egeu na tarde de sexta-feira (30).
Tremores foram sentidos em amplas áreas. Um instituto de pesquisa de terremoto de uma universidade turca disse que o sismo gerou um tsunami.
De acordo com a Autoridade de Gestão de Emergência e Desastres da Turquia, 21 pessoas morreram no país, e mais de 800 ficaram feridas.
Na ilha grega de Samos, dois adolescentes morreram após ficarem presos sob um muro caído. Outras oito pessoas sofreram ferimentos.
Mais de 13 prédios desabaram na província de Izmir, no oeste da Turquia. Imagens mostram equipes de resgate removendo escombros na busca por vítimas.
Deaths and floods as earthquake hits Greece and Turkeyhttps://t.co/sKXSQzIfzS pic.twitter.com/YfUGQxSt20
— BBC News (World) (@BBCWorld) October 30, 2020
O professor Koshun Yamaoka da Escola de Graduação da Universidade de Nagoia disse que a área é propensa a atividades sísmicas. Segundo ele, a falha geológica, que tem de 30 a 50 quilômetros, pode ter se movido.
Yamaoka também disse que o tremor pode ter sido principalmente forte nas áreas costeiras da Turquia perto do epicentro.
Terremotos na Turquia já causaram danos extensos no país.
Mais de 17 mil pessoas morreram após um forte terremoto ter atingido o oeste do país em 1999. Um outro na área leste no ano de 2011 deixou 600 mortos.
Fonte: NHK