À esq. imagem do Grande Terremoto ao Leste do Japão (ANN), em 2011, e à dir. alerta emitido na manhã de quinta-feira (PM)
A data de 5 de novembro foi fixada no calendário internacional como Dia Mundial do Tsunami, proposto pelo Japão para as Nações Unidas.
Publicidade
As províncias podem enviar um alerta de treinamento informando que um tsunami se aproxima, conforme o abaixo enviado às 10h03. Caso receba, saiba que se trata de exercício, por isso, não se assuste. Mas, é bom ter em mente que quando tiver uma ocorrência é esse o modelo de alerta que irá receber.
Alerta de emergência enviado pelo Centro de Prevenção de Desastres como treinamento (PM)
Pela primeira vez, as Nações Unidas compilaram diretrizes para contramedidas contra o tsunami com base na disseminação do novo vírus corona para escolas.
A diretriz foi formulada pelo PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Ásia-Pacífico e UNDRR-Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres, de acordo com o Dia Mundial do Tsunami, para que as escolas em todo o mundo possam usá-lo as medidas contra o tsunami.
Nessa data é importante relembrar que o Japão é um país suscetível a terremotos, os quais podem desencadear tsunami. Por isso, o kit emergência ou a mochila com os itens para serem levados para o abrigo são importantes, bem como ficar atento aos alertas.
Diante do panorama da infecção pelo novo coronavírus é importante acrescentar na mochila itens como máscaras, álcool em gel, sabonete, termômetro e lenços de papel.
Dentro dos abrigos é preciso tomar os cuidados de distanciamento social e higiene para o bem comum, a fim de não gerar um cluster de infecção.
Fonte: NHK