Joseph Robinette Biden Jr. venceu Donald Trump na tarde de sábado (7)
e se torna o 46º presidente dos EUA, desbancando o vigente com uma promessa de unificar e restabelecer uma nação cambaleando de uma pandemia em agravamento, economia oscilante e profundas divisões políticas.
A vitória de Biden ocorreu após a Associated Press, CNN, NBC e outras mídias terem noticiado sua vitória na Pensilvânia e Nevada e ganhando mais de 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para garantir a presidência.
“Estou honrado e muito feliz pela confiança que o povo americano colocou em mim e na vice-presidente Harris”, disse Biden em uma declaração. “Face aos obstáculos sem precedentes, um número recorde de americanos votou, provando mais uma vez que a democracia bate fundo no coração da América”.
Trump rejeitou o resultado, dizendo em uma declaração que a eleição está “longe de acabar”.
A parceira de Biden, a senadora da Califórnia Kamala Harris de 56 anos, se torna a primeira mulher negra indo-americana a atuar como vice-presidente.
Biden, de 77 anos, se torna o presidente mais velho eleito na história dos EUA e o primeiro a derrubar um comandante-chefe em função após um mandato desde a vitória de Bill Clinton sobre George H.W. Bush em 1992.
Contudo, a meta do novo presidente de unir o país ficará mais difícil pelas alegações infundadas de fraude por Trump e com o controle do Senado dos EUA no ar, aguardando duas eleições na Geórgia em janeiro.
Fonte: Japan Times