Na segunda-feira (9) a prefeitura de Miyazaki (província homônima), convidou 6 pessoas para serem agraciadas com um diploma de agradecimento por salvarem a vida de um aluno que teve parada cardiorrespiratória na Escola Primária Konan.
O inesperado ocorreu às 12h20 de 24 de setembro deste ano, no refeitório da instituição, quando se arrumava a mesa após a merenda. Repentinamente um aluno caiu, sem consciência, com parada cardiorrespiratória.
Logo um dos professores chamou pelo outro, o qual iniciou a massagem e outro viu a situação e foi imediatamente buscar o AED-Desfibrilador Automático Externo, o qual fica na entrada da escola. Rapidamente, outro chamou pelo 119. Um dos alunos correu para a classe e usou o ramal para avisar os demais professores.
Depois de usar o desfibrilador o outro professor retomou a massagem no tórax do menino, o qual voltou à consciência.
Outro professor o carregou até a maca da ambulância que chegou. Em 15 minutos, até a chegada do socorro a ação coordenada dos 5 professores e de um aluno salvaram a vida dele, o qual tem problema cardíaco.
Mas, graças a essa ação rápida e sem nenhum efeito colateral o menino voltou às aulas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, se uma pessoa com parada cardiorrespiratória, como ele, não recebe socorro imediato a taxa de sobrevivência seria de 25% após cerca de 3 minutos. Essa taxa cairá para 10% em cerca de 9 minutos, tempo médio estimado para a equipe de resgate chegar ao local.
Fonte: Asahi