A Universidade da Cidade de Yokohama (Kanagawa) realizou uma ampla pesquisa para avaliar quanto tempo a pessoa recuperada pela Covid-19 mantêm os anticorpos para não se infectar novamente pelo Sars-CoV-2.
Os resultados mostraram que os anticorpos permanecem no corpo da maioria mesmo depois de meio ano.
Esses dados são importantes para o desenvolvimento das vacinas. A equipe de pesquisa informou que o anticorpo é uma glicoproteína produzida no corpo de uma pessoa infectada com um vírus. O chamado anticorpo neutralizante é dito ter a capacidade de suprimir a ação do novo coronavírus e prevenir a infecção.
Para a pesquisa foram coletadas amostras de sangue de pessoas recuperadas da Covid-19, após 6 meses. Constatou-se que 97% das pessoas que foram assintomáticas ou tiveram sintomas leves e 100% dos casos moderados e graves apresentam anticorpos neutralizantes persistentes em seus corpos.
Além disso, quanto mais gravemente doente, mais forte tende a ser esse anticorpo neutralizante.
Agora os pesquisadores querem analisar as pessoas recuperadas após um ano para verificar esse anticorpo neutralizante. Para isso, terão que esperar um pouco mais, já que a pandemia começou em fevereiro deste ano.
Fonte: NHK