A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE prevê que a economia global retorne aos níveis pré-pandemia até o fim do próximo ano.
Em sua mais recente perspectiva econômica divulgada na terça-feira (1º), a OCDE disse que a economia global expandirá 4,2% em 2021, recuperando-se de uma contração de 4,2% projetada para este ano.
A perspectiva positiva se deve principalmente a um crescimento projetado de 8% na China e da expectativa de vacinas contra coronavírus.
A OCDE projeta que a economia do Japão encolha 5,3% neste ano e diz que o país retornará ao crescimento positivo em 2021, mas o ritmo será de apenas 2,3%, mesmo se a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio causar um aumento temporário.
A organização pede ao governo do Japão que “tenha foco em reformas estruturais que melhorarão a resiliência, produtividade e sustentabilidade”. Ela acrescenta que “para esses propósitos, políticas que promovem estilos de trabalho flexíveis são essenciais”.
A OCDE argumenta que a recuperação será desigual em todo o mundo, e o ritmo dependerá em quão rápido vacinas estarão disponíveis.
Fonte: NHK