A famosa rua com fileira de metasequoias dos dois lados, na cidade de Takashima (Shiga), está colorida de vermelho com toque castanho.
Por causa da epidemia do novo coronavírus as excursões de ônibus foram canceladas, por isso não tem aglomeração de pessoas. Estima-se que o número de visitantes fique restrito a 10% em relação ao ano anterior. Por isso, quem for visitar poderá passear com mais tranquilidade.
Em uma extensão de 2,4 quilômetros tem cerca de 500 pés de metasequoias plantadas em 1981. Elas podem chegar a mais de 100 metros de altura, como se quisessem alcançar o céu.
Segundo a associação protetora das metasequoias, por causa da temperatura mais elevada este ano, o colorido do inverno começou com um pouco de atraso.
Metasequoia, um fóssil vivo
Essa árvore conífera é a única de sua espécie chamada de Cupressaceae. Parece que é uma planta que tem uma história de 65 milhões de anos. Em 1939 foi descoberto um fóssil dela, quando se pensava que ela já era uma espécie extinta.
Mas em 1945 foi descoberta uma metasequoia viva na China. Desde então, na Ásia, vem sendo chamada de fóssil vivo.
O melhor dela é que pode ser apreciada nas 4 estações. Na primavera suas folhas são de tom verde claro, no verão mudam para verde azulado, no outono-inverno ficam amarelas e depois se tingem de vermelho. No inverno, coberta de neve e contrastando com o azul celeste, é magnífica.
Fileira de metasequoias em Shiga
メタセコイア並木 (metasequoia namiki)
- Período para vê-las avermelhadas: 12 a 13 de dezembro
- Tem iluminação especial? Não, só dos postes
- Estacionamentos: sim, toque aqui para abrir o mapa de um deles
- Local: Makino-cho em Takashima (toque aqui para abrir o mapa)
Fontes: divulgação e Mainichi