Imagem ilustrativa de meteoro (Pikist)
A atividade das Gemínidas deve atingir seu pico na segunda-feira (14), segundo a previsão. É uma das mais belas chuva de meteoros para ser apreciada.
Publicidade
Como no Japão começa a Lua Nova no dia seguinte as condições para apreciar esse show celeste são muito favoráveis, pois a luz lunar será bem menos intensa, se comparada à Cheia.
Segundo o NAOJ-Observatório Astronômico Nacional do Japão na noite de domingo (13) até antes do amanhecer de segunda-feira, se escolher um local escuro poderá chegar a ver 55 estrelas cadente (meteoros) em uma hora.
Como procurar o ponto de radiação (NAOJ)
Se não se importar em ver menos, cerca de 20 em uma hora, pode ser nas noites de sábado (12) e segunda-feira, começando por volta das 20h, aumentando por volta das 22h e com pico depois da meia-noite.
Os meteoros não aparecem apenas na direção do ponto de radiação, mas em todo o céu. Como não é possível dizer o ponto exato para a observação a sugestão do observatório é tentar olhar para uma ampla área do céu tanto quanto possível.
Também é uma boa ideia manter a observação por pelo menos 15 minutos até que os olhos se acostumem com a escuridão da noite, ao ar livre.
Para isso basta estender uma canga, toalha ou colchonete no chão e deitar-se olhando para o céu. Dependendo de onde estará poderá fazer muito frio, portanto, recomenda-se ir bem agasalhado e levar bebida quente para se aquecer.
Lembre-se de fazer um pedido ao ver a estrela cadente. Boa sorte!
Fonte: NAOJ