A cidade de Ichikawa (Chiba) foi a escolhida para os testes da Yamato, uma das gigantescas empresas de logísticas do Japão.
Está usando um triciclo elétrico com pedal assistido, de energia limpa, para a entrega das encomendas, já com o costumeiro aumento no final do ano por causa das compras online.
A bike tem 2,7 metros de comprimento por 1,2 metro de largura e foi desenvolvida por uma start up alemã. Com recarregamento elétrico, de cerca de 3 a 4 horas, consegue percorrer 7 horas. Comporta carga total de até 120 quilogramas. Se for calcular em unidades de caixas, são cerca de 50 delas.
Como se trata de uma bike elétrica com pedal assistido não há necessidade do condutor ter carteira de habilitação. E esse pode ser um fator que contribui para facilitar o recrutamento de pessoas para esse trabalho.
No período de experiência, serão verificadas melhorias de segurança e equipamentos, se for o caso. Se bem sucedido a Yamato pretende introduzi-la nas 5 principais capitais do país, especialmente nas áreas onde as vias de tráfego são estreitas e difíceis de fazer entrega com veículo grande.
Ao contrário dos caminhões, não emite dióxido de carbono (CO2), por isso está sendo introduzida como uma medida contra congestionamento de tráfego e proteção ambiental, principalmente na Europa.
Fontes: Yomiuri e Sankei