A reunião de monitoramento de Tóquio foi realizada na tarde de quarta-feira (30) para discutir a atual situação da pandemia. As autoridades mantiveram o nível de alerta máximo, e identificam que a “pandemia está se alastrando”.
O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Norio Omagari, enfatizou que há 3 semanas os números estão sendo cada vez maiores e a situação é crítica. “Os hospitais estão cada vez mais sobrecarregados. Temos que parar o aumento de novos infectados”, disse.
“A taxa de internação de pacientes é de 25%. Se isso não mudar, em menos de 2 semanas teremos mais pacientes do que os 4.000 leitos disponíveis atualmente”, alerta. Análises de especialistas mostram que semanalmente o número de novos casos está aumentando em 23%, e, em poucos dias, Tóquio poderá registrar mais de 1.000 casos diariamente.
Segundo o centro, a possibilidade de um colapso médico nas próximas semanas é extremamente alta. Os especialistas pedem às autoridades a tomarem medidas imediatas.
Após a reunião, a governadora Koike mostrou forte preocupação. “Se não pararmos (o aumento de casos) neste feriado, será necessário anunciar o estado de calamidade. Este feriado de ano novo será o divisor de águas. Peço que todos priorizem a vida em primeiro lugar”, disse.
Fonte: NHK