O governo britânico anunciou que a vacina produzida pela AstraZeneca e Universidade de Oxford foi aprovada. As vacinações começarão no dia 4 de janeiro no Reino Unido.
A prioridade da vacinação será aos prestadores de serviços de saúde, idosos com mais de 80 anos, funcionários e moradores de asilos.
Esta vacina pode ser mantida em temperatura entre 2 a 8°C por meio ano, o que a torna mais fácil de armazenar do que a vacina da americana Pfizer, além de ser mais barata. Cada aplicação da vacina, em conversão para o iene, custa em média de ¥300 a ¥500, sendo 4 vezes mais barata do que a da Pfizer.
O Reino Unido está enfrentando a propagação das variantes da Covid-19. O número de casos por dia ultrapassou a marca dos 50 mil.
O governo japonês tem um contrato com a AstraZeneca de fornecimento de vacinas para 60 milhões de cidadãos. Com a aprovação da vacina no Reino Unido, estima-se que o Japão as receberá brevemente.
Esta vacina mostrou uma eficácia de 90% em doses aplicadas 2 vezes após intervalo de alguns dias entre as aplicações. Análises dos testes mostram que a vacina é segura e os pacientes testados mostraram apenas sintomas ou alergias leves, como dor na região da aplicação, dor de cabeça e leve mal-estar.
Fonte: NHK