Farinha de trigo (Pixabay)
No mundo e no Japão existem vários tipos de trigo, que se distinguem pela qualidade e quantidade da proteína contida. Por isso, saiba quais são e quais os tipos de farinha para cada finalidade.
Publicidade
Afinal, a farinha de trigo é usada largamente para preparar os alimentos, sejam doces ou salgados. É um ingrediente indispensável na cozinha para quem não tem indisposição ao glúten ou celíaco.
O trigo é classificado nos seguintes quatro tipos de acordo com o uso.
O rígido é indicado para pães e macarrão chinês, pois possui muita proteína e é rico em elasticidade viscosa – pegajosidade e elasticidade. Esse tipo é produzido principalmente na América e Canadá.
O trigo intermediário é produzido no Japão e Austrália, muito usado para a farinha destinada aos macarrões e udon.
O trigo mais mole é bastante produzido nos EUA e sua farinha é muito utilizada em doces e bolos.
O durum é muito usado para espaguetes, pois sua farinha contém bastante glúten, o que dá flexibilidade à massa. É naturalmente mais amarelo.
Tipos de farinha
Farinha e ovos, mais outros ingredientes, para produzir pancakes (PxHere)
Se gosta de cozinhar em casa, é importante saber quais são as farinhas ideais para cada preparo.
A farinha de trigo é geralmente classificada nos três tipos a seguir, de acordo com a qualidade e a quantidade da proteína chamada glúten contida nela. Para uso comercial, é categorizada e há quase 100 tipos de produtos vendidos por aplicação e classe.
Mas, nos supermercados são basicamente 3 tipos, com os quais se pode fazer de tenpura a pães.
Farinha com bastante glúten, ideal para pães e pizzas (Nisshin)
Os pacotes de farinha de trigo com esses caracteres – significam muito glúten – são os indicados para fazer pães, pizza, casca de gyoza, pastel e outros.
Com quantidade média de glúten, ideal para macarrões e udon (Nisshin)
Farinhas de trigo com esses caracteres são as com quantidade média de glúten, portanto, indicadas para fazer massas de udon, espaguete e macarrões em casa.
Farinha com bem menos glúten, ideal para doces, bolos e tenpura (Nisshin)
Esse tipo é indicado para fazer bolos, biscoitos e tenpura, pois contém menos glúten e a farinha é mais fina.
Como conservar a farinha
A farinha de trigo tem a propriedade de absorver odores facilmente, portanto, não a armazene perto de locais ou temperos com cheiros fortes.
Além disso, a farinha é sensível à umidade. Ao armazenar, escolha um local fresco e seco. Insetos que gostam de grãos podem invadir de fora, portanto, mantenha o pote bem fechado.
Não recomendamos o armazenamento no refrigerador, pois pode causar grumos e mofo devido à condensação do orvalho e o cheiro do refrigerador pode ser transferido para ela.
Demora cerca de 1 ano para farinha com trigo mole ou médio e cerca de 6 meses para a feita com trigo duro. Pode usá-las deliciosamente antes do vencimento do prazo de validade, mas é importante guardá-las bem. Além disso, depois de abrir o pacote use o mais rápido possível.
Fonte: Nisshin