Uma frente fria está se aproximando do Japão nesta segunda-feira (4), que trará frio intenso de Hokkaido a Hokuriku.
Nuvens desenvolvidas na zona de convergência do Mar do Japão passarão de Ishikawa e Niigata para o leste, trazendo muita neve na região. No período de 6 horas até as 9h, acumularam 14cm de neve em Tokamachi (Niigata), 10cm em Uonuma e Koide (Niigata) e 9cm em Minamiaizu (Fukushima). Também caiu granizo em diversas áreas de Ishikawa.
Em Hokkaido e no norte de Tohoku, os ventos trarão mais nuvens carregadas de neve e frio intenso. A neve havia diminuído um pouco no início do ano, mas às 9h, o acúmulo de neve chegou a 143cm em Iwamizawa (Hokkaido), sendo o maior neste inverno.
Nesta tarde, a neve e chuva devem parar um pouco, mas voltarão no início da noite. Segundo as previsões, a neve deve aumentar principalmente no interior e em áreas montanhosas. Entretanto, as temperaturas devem aumentar levemente, o que derreterá parte do gelo, elevando o risco de a neve acumulada em telhados cair.
Nas áreas litorâneas, mesmo sem muita neve, haverá chuvas e acúmulo de granizo. As autoridades alertam para os perigos de deslizamento nas pistas, além do risco de queda de raios e apagões.
Fonte: Weather News