A onda de frio sobre o país fez a temperatura cair, inclusive na região Tokai. Na província de Gifu a queda contínua de neve, inclusive nas planícies, deixou a paisagem toda branca e causou transtornos em alguns locais.
No domingo (10) em Shirotori Itoshiro, cidade de Gujo, uma rodovia provincial, de acesso ao vilarejo, foi interrompida para tráfego por causa da neve pesada.
Assim, 240 pessoas de 110 residências, mais 280 turistas que foram praticar esqui e snowboard, estão ilhados, no total de cerca de 520. O problema deverá ser resolvido até o final do dia. Segundo informações do governo da província, não há notícia de pessoa ferida. O fornecimento de água e eletricidade continua.
Até 8h de domingo, o acúmulo de neve no vilarejo de Shirakawa era de 2,36 metros, em Hida chegou a 1,49 e em Nagataki, cidade de Gujo, 1,39 metro.
Na região Mino o acúmulo foi entre 15 a 70 centímetros, na planície e nas áreas montanhosas, e a previsão indica queda de mais 20 a 40cm até a manhã de segunda-feira.
Portanto, requer cuidado no tráfego, pois a neve deverá continuar em quase todas as cidades de Gifu durante o domingo e na terça-feira.
Nos 47 pontos de observação de Aichi, Gifu e Mie, foram constatadas temperaturas negativas no sábado.
Em Nagoia caiu até -3,7ºC na manhã desse dia, pela primeira vez em 3 anos. As águas dos lagos da cidade ficaram com a superfície congelada. Nagoia e diversas cidades de Aichi poderão ter queda dos flocos brancos na terça-feira.
Fontes: Chunichi, Tenki, Nagoya TV e CBC TV