Imposto de renda: o que muda em 2021

Com os diversos benefícios concedidos pelo governo como medida especial durante a epidemia do coronavírus no Japão, o que declarar e o que não precisa declarar.

À esq. formulário padrão para a declaração e à dir. a declaração feita online, via smartphone (NTA)

Em 16 deste mês começa o período para apresentar a declaração do imposto de renda sobre a receita obtida durante o ano de 2020. O prazo para as pessoas físicas, em geral, é até 15 de março e para as firmas individuais até 31 de março.

Publicidade

Este ano é um pouco diferente dos anos anteriores, pois o governo concedeu diversos benefícios para as pessoas físicas e jurídicas.

Entre eles, o de sustentabilidade das firmas individuais, micro e pequenas empresas (持続化給付金), o jizokuka kyuufukin, no valor de 1 ou 2 milhões de ienes, o de suporte ao pagamento do aluguel (家賃支援給付金), o yachin shien kyuufukin, entre outros. 

Para as famílias foram concedidos o benefício de valor fixo (特定定額給付金), no valor de 100 mil ienes por pessoa. 

O que declarar

O benefício de valor fixo, de 100 mil ienes por pessoa, não precisa ser declarado como renda.

Mas, se é autônomo ou tem firma individual e recebeu os demais benefícios, precisa declará-los como receita. Se a omissão for descoberta, será cobrado como um imposto inadimplente. E, se for considerado um ato malicioso, ​​impostos adicionais serão cobrados.

O que providenciar e onde fazer

Para a declaração de renda é preciso ter em mãos o 源泉徴収票 (gensen choshu-hyo), o qual pode ser obtido na prefeitura da cidade onde reside, comprovantes das empresas seguradoras, além do documento pessoal de identidade como o cartão My Number. 

Se quiser ir ao local para receber orientações, a NTA-Agência Tributária Nacional informa que as respectivas sub agências estarão distribuindo bilhetes de entrada, somente através do app LINE. 

Passo a passo para obtenção do bilhete de entrada via LINE

Como no ano passado, o governo está incentivando a população a fazê-lo online – e-Tax – para evitar aglomerações nos locais. Tem um vídeo no YouTube ensinando como fazê-lo através do smartphone, em japonês.

https://youtu.be/JiUZs_u8O1A

Fontes: NTA e Money Post

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Polícia é chamada devido a caos por causa de PS5 em loja de Tóquio

Publicado em 1 de fevereiro de 2021, em Sociedade

O evento de sábado foi popular porque a compra seria feita por ordem de chegada, incomum para vendas de PS5.

Caos em loja da Yodobashi em Akihabara para comprar de PS5 (Twitter/Dave Gibson)

A polícia foi chamada para uma loja de departamento em Tóquio no sábado (30) após as vendas planejadas de novos consoles Playstation 5 terem se tornado um caos.

Publicidade

A Yodobashi Camera no distrito de compras de Akihabara havia prometido vender centenas de consoles por ordem de chegada. Entretanto, de acordo com perfis na mídia social, o processo todo foi cancelado após centenas de consumidores terem debandado para a loja.

Como mostrado em vários vídeos na mídia social, uma multidão se formou dentro da loja enquanto funcionários planejavam distribuir tickets numerados para os consoles PS5.

A situação pareceu bem calma até os tickets começarem ser distribuídos, fazendo com que as pessoas começassem a se empurrar e gritar.

“Eles cancelaram as vendas porque as pessoas ficaram insanas”, escreveu Dave Gibson da Creatures Inc., que estava na loja. “Eles empurravam tão forte, mesmo os caixas e outros funcionários. Nunca vi uma insanidade desse tipo no Japão”.

Provavelmente, o evento de sábado foi popular porque a compra seria feita por ordem de chegada, incomum para vendas de PS5. Até agora, a maioria das lojas vinha realizando sorteios para seus estoques, o que é considerado ser mais justo devido à grande demanda.

A Yodobashi geralmente exige que clientes tenham contas ativas para comprar itens em demanda como PS5. Entretanto, a que fica em Akihabara é uma das poucas que não pedem.

Com esse contexto levado em consideração, as vendas dos PS5 de sábado provavelmente seriam atrativas tanto para consumidores como para revendedores buscando comercializar os consoles.

Fonte: Video Game Chronicles

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão