Por volta das 12h de segunda-feira (15), as autoridades encontraram centenas de sardinhas nas areias de praia da Ilha de Miyake, em Tóquio.
Imagens mostram a praia, de 600 metros de comprimento e 10 metros de largura, coberta de peixes. Os especialistas não sabem o motivo, mas foi emitido o alerta de ondas às 11h do mesmo dia, e ventos fortes sopravam na região.
“É um fenômeno muito intrigante. Mas, é difícil ter alguma relação (com o terremoto)”, comenta o pesquisador Hiroi Nishida sobre a relação do terremoto de magnitude 7,1 que atingiu o Japão no sábado (13).
Segundo Nishida, está é a época de desova das sardinhas, que utilizam a ilha para colocar os ovos. “A quantidade de peixes em volta da ilha é grande. Devido à mudança súbita do habitat natural, os cardumes que não conseguiram fugir a tempo acabaram sendo levados pelas ondas até a praia. Mas, ainda tenho algumas dúvidas”, comenta Nishida.
A subprefeitura de Miyake explica que nos últimos dias houve relatos de baleias nas redondezas. “Nunca vi nada parecido”, comenta um funcionário.
Fonte: ANN