Áreas de anormalidade são indicadas em cores (NHK)
Novos sistemas que usam inteligência artificial – IA destinados a analisar raio-X e imagens endoscópicas para detectar anormalidades no corpo humano que podem indicar câncer foram desenvolvidos no Japão.
Publicidade
Um empreendimento do tipo é um projeto conjunto entre a desenvolvedora de IA Preferred Networks, a Associação Médica de Quioto e outras. Trata-se de um sistema de análise que ajuda médicos a diagnosticarem câncer de pulmão a partir de raio-X. Áreas de anormalidade são indicadas em cores.
A ferramenta será usada em caráter experimental durante verificações de câncer de pulmão para o público financiada pela província de Quioto.
Um outro projeto é um dispositivo médico que analisa imagens tiradas durante procedimentos endoscópicos no cólon. Ele foi desenvolvido em conjunto pelo Centro Nacional do Câncer do Japão e a grande empresa de eletrônicos NEC. O dispositivo utiliza IA para emitir alerta ou exibir em uma tela quando um tumor é detectado.
A ferramenta também usa reconhecimento facial para ajudar médicos a detectarem tumores que podem ter sido ignorados.
Yutaka Saito, da Divisão de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital do Centro Nacional do Câncer, disse que médicos podem deixar passar despercebidas anormalidades quando estão cansados ou perdem a concentração. Ele diz que a IA pode fazer uma diferença fundamental em tais casos.
Fonte: NHK